O PROJETO

Contribuições de Landi no Histórico Arquitetônico e Cultural de Belém

O projeto escolar "Contribuições de Landi no Histórico Arquitetônico e Cultural de Belém" foi gestado a partir das propostas de desenvolvimento de conteúdos das disciplinas História (professora Gisele Novais) e Religião (professora Rita de Cássia Santos), principalmente versando sobre as contribuições de Antônio Landi na arquitetura do Pará, o contexto histórico-religioso desse período e a urgência da preservação desse valioso patrimônio histórico.

As ações do projeto foram desenvolvidas com os alunos das turmas 802 (8º ano) e 902 (9º ano), nos espaços das salas de aula, biblioteca, sala de informática educativa, e em três aulas-passeio ministradas nos espaços onde estão concentrados os patrimônios históricos de Belém aos quais o arquiteto Antônio Landi deu as suas contribuições. E, aproveitando o ensejo, outros espaços históricos de Belém foram visitados, como o Forte do Castelo e o Museu Náutico.

Nas salas de aula, foram desenvolvidos os conteúdos das disciplinas História (professora Gisele Novais) e Religião (Rita de Cássia Santos), tais como a importância da Igreja Católica na ocupação, catequese e formação das primeiras cidades da região amazônica; igrejas projetadas ou inspiradas em projetos do arquiteto italiano Giuseppe Antonio Landi; (ou Antônio Landi, como ficou conhecido nestas terras do Brasil); o papel das construções religiosas no processo de formação e colonização da nova terra, sua evolução ao longo dos tempos; as históricas igrejas do interior, que denotam em suas linhas e estilos arquitetônicos o processo colonizador implantado e a própria influência católica na formação dos primeiros núcleos urbanos coloniais; a arquitetura a serviço da catequese e evangelização; a arquitetura missionária como uma poderosa ferramenta de catequese; o papel das construções religiosas no ensino da doutrina católica através da visualidade.

Na biblioteca do Liceu Escola, os alunos aprofundaram os conhecimentos consultando livros, revistas e recortes de jornais.

As aulas-passeio foram desenvolvidas nos espaços da Casa das Onze JanelasCatedral da SéIgreja do CarmoPraça do CarmoPraça Dom Frei Caetano BrandãoRua Siqueira Mendes (visualização arquitetônica dos casarões históricos da primeira rua de Belém). No Museu da Casa das Onze Janelas, professoras e alunos visitaram a exposição "Tempo Movimento – VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia". Na Igreja do Carmo, também foi visitada uma exposição com fotos que mostram as diversas fases de obras referentes ao longo período de restauração e intervenções de conservação, organizada pelo artista plástico Armando Sobral. Nessa igreja, a intervenção do arquiteto Antônio Landi na construção só ocorreu por volta de 1756, quando houve o acréscimo da fachada de pedras que causou problemas estruturais ao edifício. Chamado para solucionar o caso, o artista, que deixou marcas eternas na arquitetura paraense, deu ao templo religioso sua configuração atual, que agora ganha nova vida para os 400 anos de Belém, em 2016.

Na sala de informática educativa, sob a coordenação do professor José Carlos Oliveira, os alunos participaram de três oficinas: jornal escolar, editoração de jornal virtual e construção de weblog, cujos resultados foram a edição “Belém 400 Anos” do jornal Folha de Belém e o blog "Landi, o grande arquiteto do Pará"  (<http://landiarquiteto.blogspot.com. br/>). Essas oficinas oportunizaram aos alunos a familiarização com o jornal, o desenvolvimento do hábito da leitura, o estímulo à busca de informações, o enriquecimento cultural e existencial e a formação de leitores esclarecidos e participantes, principalmente no sentido de que multipliquem novas ações que deem continuidade ao ideal de constantemente ampliar as suas fronteiras de conhecimento e busquem contribuir positivamente para a preservação dos nossos patrimônios históricos materiais e imateriais que foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas e representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.
“Uma cidade sem seus velhos
edifícios é como um homem
sem memória.”
(Leandro Silva Telles)
Texto: Equipe do Projeto

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO

As aulas práticas de produção de textos contribuíram com um valor significativo em nossa profissão. Deixaram reflexões sobre como conduzir a educação e estarmos atentos às exigências em nosso processo educacional. Durante as aulas, percebemos alguns fatos bem próximos da nossa realidade, porém faltavam requisitos necessários para entendermos que o professor reflexivo deve ser estimulado a compreender a dimensão de seu trabalho e assumir um compromisso como colaborador no estabelecimento de suas relações sociais, menos autoritário e individualista e mais voltado para o desenvolvimento da empatia com as pessoas, pautadas pela ética.
O professor deve deixar de ser um mero transmissor do conhecimento para se tornar mediador, possibilitando assim que os alunos participem das aulas, exponham seus conhecimentos, se tornem indivíduos pensantes, críticos e com capacidade para decidir o que querem fazer, como vão fazer e para quê vão fazer, para que sejam indivíduos ativos na sociedade.
O projeto foi desenvolvido ao longo de dois semestres. E, em síntese, procuramos trabalhar os aspectos propostos, com grande ênfase nas dificuldades dos alunos.
As atividades desenvolvidas na Sala de Informática Educativa, em sala de aula e nas aulas-passeio, tiveram como principal objetivo envolver os alunos nos conteúdos curriculares, bem como explorar a interação deles. Houve interdisciplinaridade entre os conteúdos e um grande empenho e envolvimento de alguns alunos na informática para criação e formação do jornal e do blog. Acreditamos que iniciativas como estas tornam o ensino regular um pouco mais atrativo e dinâmico, exploram o potencial dos alunos e colaboram para uma prática colaborativa entre os envolvidos.

Texto: Rita de Cássia Santos e Gisele Novais

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